Claro que não é nenhum segredo que você pode assistir ao amanhecer e cair da noite numa ilha. É bom, no entanto, se os lugares de onde poderá ver este espetáculo da natureza forem variados. É aí que São Miguel lhe oferece um grande conjunto de diferentes opções. Um dia na praia, a partir de mais de 1000 metros de altura no dia seguinte, e depois novamente com um copo de vinho no seu pátio – as experiências serão completamente diferentes umas das outras, mas sempre incrivelmente impressionantes.
Um dos lugares que mais gostamos foi o Salto do Cavalo. De um modo geral, os pequenos percursos que atravessam São Miguel, de Norte ao Sul, são muito adequados para este propósito, uma vez que o levarão através das montanhas, o que significa que poderá sempre ter uma boa vista do céu. A única coisa que não recomendaríamos no escuro seria a Estrada Regional da Tronqueira. Este percurso já é complicado durante o dia, uma vez que evitar uns aos outros só é possível com intervalos maiores entre cada um em grande parte desta rota. Além disso, durante a maior parte desta rota, estará rodeado por grandes rochas, o que também impedirão de ver o sol. O Castelo Branco, por outro lado, é muito adequado para este fim.
Se não se importa de acordar cedo, isso será uma grande vantagem. Até miradouros como o Miradouro da Lagoa do Fogo, que durante o dia está sempre muito movimentado, pode ser apreciado, mesmo sozinho, ao amanhecer. A atmosfera aqui é simplesmente incrível e muda de minuto a minuto. Poderá pensar que o nome do lago não deriva das suas origens vulcânicas, mas do sol que parece ter incendiado as árvores da montanha.
Além disso, pode ver, igualmente, as aves acordando e fazendo as suas voltas ao redor do lago.
Outro sítio onde pode ver bem o nascer do sol é no caminho da Pedreira, em direção à Praia do Lombo Gordo. Inicia-se aqui e depois segue ao longo da costa. Atualmente (a partir de 2019), parte do caminho perto da Praia do Lombo Gordo desabou, logo teria que escalar as rochas pela costa, se quisesse caminhar até aqui.
Se acha que ainda não viu o suficiente, pode também observar um belo nascer do sol no Pico do Ferro. Ao lado das Furnas, que de manhã ainda está enevoado por causa das caldeiras, e pela Lagoa das Furnas, você também tem uma excelente vista para o Castelo Branco, que é lentamente iluminado pela luz do sol, ao nascer.
… E o clima
O que é bonito, também, é que o clima, que geralmente está bom o suficiente para que consiga apreciar o pôr do sol. Muitas vezes, as nuvens desaparecem, pelo menos num lado da ilha, para que possa ver bem o céu. Embora, o nascer e o pôr do sol sejam ambos impressionantes, mesmo quando está nublado ou a chover.
Meu lugar favorito
Um dos meus lugares favoritos, especialmente para ver o nascer do sol, é o Farol Ponta do Arnel e o Miradouro da Vista dos Barcos, nas proximidades. O Farol, a cascata, mesmo ao lado, e o porto pequeno, conferem um ambiente especial de manhã cedo.